O corpo humano

No ano passado fizemos algumas actividades sobre o corpo humano com o objectivo de aprofundar conhecimentos sobre o que existe dentro do corpo e como funcionam alguns órgãos. Esta semana fizemos uma actividade para verificar, após um extenso período de tempo, quais os conhecimentos que foram assimilados e retidos pelas crianças.  As aprendizagens significativas são aquelas que são entendidas e assimiladas e não as que são memorizadas por um período de tempo curto.
A mente das crianças destas idades funciona como uma esponja que absorve os conhecimentos rapidamente e interessam-se por saber mais, mesmo que se trate de saberes que poderemos considerar elaborados ou não adequados para esta faixa etária. Tudo depende da forma como estes conhecimentos são apresentados.

Começamos por observar um livro sobre o corpo humano. Depois foi pedido às crianças que registassem através de desenho quais os órgãos que conhecem e no final foi questionado para que servem esses órgãos.
Aqui estão alguns exemplos dos trabalhos das crianças...






Marretas - Tributo aos Queen.

Actividade de culinária

Esta semana tivemos uma actividade de culinária onde fizemos biscoitos de manteiga e limão.
Trabalhando de uma forma lúdica, esta actividade teve como objectivos ajudar as crianças a perceber que os ingredientes podem mudar quando são misturados e cozinhados, a trabalhar em equipa e a trabalhar para um fim. Contudo o objectivo principal foi explorar conceitos matemáticos como medir quantidades e comparar quantidades.

Depois de reunidos todos os ingredientes começamos a medir as quantidades descritas na receita e para isso utilizamos um copo medidor. Enquanto misturávamos os ingredientes, falamos sobre qual o ingrediente, de todos os que usamos, que tinha maior quantidade e o que tinha menos. Isto foi possível pela observação da numeração inscrita no copo medidor. Ficamos com uma pequena noção do que é medir os ingredientes e do que consta numa receita.
No final fizemos o registo da receita e do modo de preparação e também falamos sobre o que tínhamos aprendido.
Os nossos biscoitos ficaram muito saborosos e fizeram sucesso, é pena as fotos não terem sabor...





S. Martinho

Esta semana comemoramos o S. Martinho. Dramatizamos a lenda para as crianças das outras salas e para os idosos. Não pudemos fazer o magusto no exterior por causa do mau tempo mas ao lanche não faltaram as castanhas assadas, o sumo e a diversão!!



Actividade de ciências

Esta semana estivemos a fazer uma pequena experiência com água.
As crianças desta idade ainda não consolidaram a noção de conservação dos materiais.
Segundo a teoria de Piaget, "dois recipientes iguais são reconhecidos pela criança como tendo o mesmo volume de água. Mas se deitar o líquido de um dos recipientes num recipiente mais alto e estreito, a criança dirá que este último recipiente tem mais água pois o nível da água é mais alto. Assim, a criança ainda não entendeu que a água não mudou de volume quando transferida". (fonte: site de psicologia)


Utilizamos vários recipientes com a mesma quantidade de água (este facto foi inicialmente ocultado às crianças). Usamos um funil e copo medidor para medir a água de cada um dos recipientes. Ao serem questionados sobre qual o recipiente que tinha mais água e o que tinha menos, as crianças apontaram para o que tinha o volume de água mais alto e o que tinha o volume da água mais baixo. Foram até capazes de os colocar por ordem, desde o que consideravam que tinha menos água até ao que tinha mais água.
Ao questionar porque é que achavam que aquele era o recipiente com mais água surgiram respostas como "está mais cheio", "encheste a garrafa toda" ou "tem muita água".



Esta foi a ordem em que foram colocados os recipientes. Foi notório que as crianças fizeram seriação por altura da quantidade de água. 



Medimos a água de todos os recipientes, começando pelo que consideravam ter menos água.  As crianças ficaram muito admiradas de cada vez que a água atingia a mesma medida. No final quando lhes perguntei o que tínhamos descoberto com esta experiência disseram "afinal tem todas a mesma água", "são iguais, tem o mesmo número". 
Foi-lhes dada uma explicação muito simples sobre o facto de que uma determinada quantidade de água não muda de volume quando é colocada num recipiente diferente.
Nesta actividade as crianças também puderam ter um pequeno contacto com medições, neste caso de líquidos.

Organização da sala

Para um melhor funcionamento da nossa sala e da rotina diária utilizamos alguns quadros que são instrumentos muito úteis para crianças e adultos. Estes quadros não visam apenas uma boa organização da sala mas também estimulam conceitos matemáticos, de linguagem e escrita e relações sociais, entre outros. Assim sendo, não basta que existam, têm que ser explorados nas suas diversas potencialidades.



Pequena parte do quadro de presenças mensal.



Quadro de tarefas diário.




Exemplo de quadro de delimitação de crianças por área.




Quadro das áreas da sala. Registo das áreas para onde as crianças vão trabalhar.

Decoração da sala...

O principal elemento de decoração da nossa sala são os trabalhos artísticos das crianças, utilizando diferentes técnicas de expressão plástica. Aqui vai uma pequena amostra...




 

 

   

 


Nota: ao vivo são ainda mais bonitos...