Festa de Natal







No passado dia 19 realizou-se a festa de Natal da nossa instituição que contou com a participação das crianças e pais da creche, das crianças do prolongamento, jardim de infância e ATL 1º e 2º ciclo. Foi um espectáculo divertido. Parabéns a todas as crianças e aos adultos que todos os anos fazem desta festa um acontecimento muito aguardado.

A nossa sala fez uma mini versão do programa Ídolos com a apresentação de trechos de 4 músicas e com direito a um júri muito exigente. Começamos com um fado do grupo Deolinda, depois o conhecido Quim Barreiros, a seguir os Xutos e Pontapés e no final houve um coro infantil.
Durante os ensaios foi visível o quanto as crianças se estavam a divertir e cantavam constantemente as músicas das suas actuações.
Foram simplesmente brilhantes... muito talento, muito à vontade e muito empenho nas suas actuações. Pela reacção da plateia e dos pais destas crianças concluímos que foi um verdadeiro sucesso. 


Infelizmente a qualidade das fotos que tenho é muito fraca.  Por isso peço aos pais que conseguiram tirar fotos ou filmar o favor de me passarem as fotos para poder acrescentar aqui no blog.

O que gostavamos de perguntar ao Pai Natal!

As crianças foram questionadas sobre o que gostavam de perguntar ao Pai Natal, quer fosse sobre o Pai Natal ou sobre o Natal.
Eis as questões que surgiram:


"Tu dizes que nós moramos no planeta terra, então como é que o Pai Natal corre o planeta todo numa noite?"
"Como é que o Pai Natal faz magia quando ele vai para a chaminé e é gordo e consegue entrar?"
"Como é que o Pai Natal consegue levar todos os presentes e o trenó andar tão cheio?" "Como é que os duendes fazem os brinquedos?
"Como é que ele faz os brinquedos?"
"Como é que o Pai Natal sobe às casas? E o que é que ele come?"
"Como é que ele consegue fazer o papel para embrulhar os presentes se lá não tem casas para comprar papel?"
"Como é que o Pai Natal consegue despejar as prendas todas numa noite?"
"Como é que ele sabe que a chave está debaixo do tapete onde não tem chaminé?"
"Como é que o Pai Natal não tem sono a dar as prendas todas de noite?"
"Porque é que ele vai às casas dar as prendas aos meninos?"
"Porque é que no Pólo Norte tem tanto gelo?"
"Onde ele mora?"
"Queria saber como ele arranjou aquelas barbas?"
"Porque é que lá é muito frio?"
"Como é que ele faz os presentes?"
"Porque é que o Pai Natal desce a chaminé?"
"Como é que as renas conseguem parar?
"Como é que o Pai Natal vê as casas de noite?"
"Porque é que o menino Jesus nasceu no Natal?"
"Como é que ele prende as renas no trenó?"
"Como é que é a fabrica dos brinquedos?"

Fomos aos correios!!!

Finalmente apareceu um dia de sol para podermos levar as nossas cartas para o Pai Natal aos correios que existem na Vila. Todos os dias perguntávamos se no dia seguinte ia estar sol para podermos fazer a entrega mas a chuva não parava.
Ficamos muito contentes por dar um passeio pelas ruas e ao colocar o envelope no marco do correio quisemos saber como é que os senhores que trabalham nos correios conseguem levar as cartas até ao Pólo Norte.


Carta para o Pai Natal!!!

Como já é hábito, escrevemos a carta ao Pai Natal.



Esta ano foi pedido às crianças que dissessem ao Pai Natal o que achavam que fazia falta na nossa sala, para além do pedido especial de um presente de cada uma das crianças. Isto teve como intenção dar a conhecer aos adultos o que as crianças consideram importante ter na sala ou o que consideram que lhes faz falta nas suas brincadeiras.
Contrariamente ao que era esperado, muitas crianças não pediram brinquedos para a sala e sim "um rádio novo que o nosso está sempre a avariar" ou "um DVD novo porque temos que bater no nosso para ele dar" ou ainda "um computador novo porque o nosso ás vezes fica todo preto e não dá".

Estes pedidos das crianças foram "ouvidos" fora da sala e um amigo do Jardim de Infância ofereceu um DVD novo para os meninos de todas as salas do Jardim. Na nossa sala usamos o DVD após o almoço onde as crianças podem ver  os filmes que trazem de casa nos 30 minutos que são destinados para a televisão.
Muito obrigada pelo presente !!



É Natal!!!

As crianças e adultos da sala enfeitaram o pinheiro com os enfeites que as crianças trouxeram de casa em anos anteriores e neste ano. Construímos um presépio utilizando o musgo que uma criança trouxe de casa. A maioria das crianças não sabia o que era o musgo e desta forma puderam ver e tocar.
Durante o dia é frequente ver as crianças a mudar a disposição dos bonecos do presépio e acrescentarem animais que retiram do cesto dos animais que existe na área das construções.