Actividade de Matemática: Jogo de Classificação

Foram colocadas na mesa várias tampas de diferentes cores e tamanhos. Foi pedido às crianças que imaginassem que tínhamos também em cima da mesa várias caixas ou gavetas e que deviam arrumar as tampas nessas gavetas como fazem com os brinquedos que existem na área das construções. As crianças poderiam "arrumar" as tampas como quisessem. 
As tampas foram variando entre os grupos de crianças e como tal estas não correspondem às que aparecerão em todas as fotos apresentadas.


"Conceito de Classificação: implica agrupar os objectos pelas suas semelhanças ou pelos seus critérios comuns, como por exemplo, juntar as peças de um jogo pelas cores ou os animais pelo local onde vivem. Este conceito é fundamental para a estruturação do pensamento e permite à criança organizar a realidade, agrupando os objectos, os animais, as plantas… de acordo com determinada característica, estimulando também o desenvolvimento do pensamento abstracto."

A primeira opção das crianças foi agrupar as tampas por cor.

Registei o número de tampas de cada grupo e depois de vermos quais eram os grupos com maior e menor número de tampas, agrupamos os grupos com o mesmo número de tampas. Neste registo as crianças concluíram que existiam mais grupos com 4 peças e existia um grupo "que ficou sozinho porque não há mais de 3 tampas". 
 Depois dividiram as tampas por grupos de "as pequenas, as médias e as grandes".
 As crianças não tinham mais ideias sobre como "arrumar" as tampas e então sugeri que as "arrumassem" por altura ou por largura e assim fizeram.
 
Por fim agruparam as tampas pela sua largura.


 É gratificante ver que as crianças aplicam estes conceitos nas suas brincadeiras tal como vi já depois de algum tempo após a actividade. As crianças que estavam na pista chamaram-me para eu ver que tinham, segundo eles, "arrumado bem" os carros. Na prateleira de cima colocaram os carros grandes. Os restantes foram colocados nas caixas mas divididos por carros pequenos, carros médios e carros grandes, cada grupo na sua caixa.



O grupo de 4 crianças que estavam na área das construções construiu com os legos um jardim com flores. As flores foram colocadas por ordem, desde as mais pequenas até à maior. Neste caso não se trata de classificação mas sim de seriação, ordenado os objectos segundo uma característica.

Cantar os reis - Parte II

Esta semana finalizamos as nossas saídas para cantar os reis. O tempo não esteve melhor do que na semana anterior mas conseguimos fazer as visitas agendadas. Tivemos pena de não podermos estar mais tempo em cada lugar mas a nossa agenda de actuações estava muito preenchida e tínhamos que seguir viagem.
Em muitas saídas fomos acompanhados pelas crianças das outras salas de Jardim.
Mais uma vez as crianças divertiram-se muito a andar de camioneta e a visitar algumas casas dos meninos da sala ou casas dos seus familiares., bem como locais de comércio. Fomos muito bem recebidos e mimados com lanches apetitosos. Ainda foi possível brincar um pouco com o cão do Roberto e conhecer a tartaruga do Pedro S. que está a hibernar no jardim, ouvindo a explicação do avô do Pedro sobre o modo de vida destas tartarugas especiais.
As crianças valorizaram muito estas saídas e tudo o que nelas viram. Mais uma vez obrigada a todos por nos ajudarem a tornar os dias das nossas crianças mais alegres e com experiências que vão relembrar por muito tempo.














Actividades de promoção da leitura e escrita

Temos feito algumas actividades que trabalhem competências importantes para a aquisição da leitura e da escrita. Na minha prática diária defendo que a leitura e a escrita devem surgir através da organização do espaço, do adulto que promove competências de leitura e escrita e da existência de actividades específicas.  Não se pretende que as actividades sigam um programa rígido para antecipar a entrada no 1º ciclo ou que as crianças sejam forçadas a decorar. 

É importante que as crianças compreendam para que serve a escrita mesmo sem escrever ou ler formalmente.
 A melhor forma de interessar as crianças pela leitura e a escrita é pôr em contacto com material escrito, organizando a sala para esse efeito. 

As actividades feitas com as crianças no domínio da leitura e da escrita têm subjacentes estratégias para que, de uma forma lúdica, as crianças adquiram bases de compreensão e manipulação da leitura e escrita que lhes serão úteis no 1º ciclo.




Esta semana foram aleatoriamente retiradas letras de um frasco. Foi proposto que identificassem as letras e pensassem em palavras que começam por essa letra.

Aqui estão as palavras que as crianças descobriram:

S de sapato, sino, serpente, sapo, sic, saxofone, semana, sábado, sofá, sapatilha.
D de dado, dedo, dinossauro, dentes, disco.
E de elefante, erva, escuro, égua, estrela, ela.
M de melão, mochila, martelo, melancia, macaco, maracujá, mesa, maneira, madeira, macieira, metro, massa, mãe, marmelada, magia.
B de bola, biblioteca, batata, banana, bactéria.
O de oceano, óleo, ovo, obra, óculos, olho.
A de águia, água, armário, ave, avião, andorinha, ás, ananás, abecedário, anel, águia, África, arara, árvore, área, ar.

Cantar os Reis

Esta semana cantamos os reis às crianças e idosos da nossa instituição e fomos a alguns locais no exterior como os sítios de comércio nas proximidades e a locais de trabalho de pais das crianças da sala.  Obrigada a todos por nos receberem!
Na próxima semana continuaremos pois ainda falta ir a mais alguns sítios que não pudemos esta semana devido ao mau tempo.
As crianças mostram grande entusiasmo nestas pequenas actuações e gostam muito de colocar as coroas e tocar os instrumentos.


 

Projecto Limpar Portugal


Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.



Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.


Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.


Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!


Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.


No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.


“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"

Jogo de orientação espacial

Fizemos um jogo de matemática para melhorar as nossas capacidades perceptivas no que diz respeito à orientação espacial de objectos. Neste jogo pretendia-se que as crianças observassem a localização de peças que constavam numa grelha e que as tentassem reproduzir na sua grelha. As crianças jogaram individualmente com o adulto, estando a criança em frente ao adulto e nunca ao lado.
Inicialmente foi pedido às crianças para que colocassem peças na sua grelha de modo a que ficasse igual à do adulto. É de referir que a existência de uma grelha com vários quadrados dificulta a o olhar atento da criança, confundindo-a em relação à localização correcta das peças.



A maioria das crianças não teve dificuldade em reproduzir a grelha do adulto e então o jogo passou para um nível maior de dificuldade. O objectivo passou a ser reproduzir a grelha do adulto mas em espelho, o que é muito exigente para as crianças.
Para tal foi explicado às crianças que cada fila tinha uma numeração e que a fila número 1 do adulto era a que estava imediatamente à sua frente na sua grelha e a fila número 1 da criança era a que estava imediatamente à sua frente, ou seja a mais perto de si na sua grelha.
Assim, se uma determinada peça estava a na fila 1 do adulto, também teria que ser colocada na fila 1 da criança, e assim sucessivamente com as outras filas. Mas não bastava estar atento à fila mas também à correcta localização no quadrado da dita fila.
É de relembrar que o adulto tem que fazer o jogo de frente com a criança.
É um grau de complexidade elevado mas muitas crianças compreenderam a explicação do adulto e reproduziram a grelha em espelho.
Vale a pena experimentar este jogo em casa com os vossos filhos.


 




Última lembrança do nosso Natal!!

O Natal já lá vai e estamos já a preparar as nossas saídas para cantar os reis mas não podíamos começar o novo ano sem registar o trabalho que fizemos alusivo ao Natal e que cada criança levou para sua casa. Construímos um presépio com plasticina e uma cabana com caixas de sapatos de criança. As lascas de madeira de uma carpintaria tornaram os presépios ainda mais bonitos. Esperamos que os pais tenham gostado do presépio do vosso filho, as crianças gostarem muito de o fazer.
A representação da figura humana a 3 dimensões, tentando imitar as figuras do presépio da sala, foi muito bem conseguida pelas crianças. Meninos, vocês estão de parabéns!
Aqui ficam estes exemplos...