Proteger/ destruir o planeta Terra

Na sequência do trabalho sobre boas práticas ambientais foi proposto às crianças que registassem, através de desenho, situações que ilustrassem gestos que protegem ou destroem o planeta terra. Aqui está uma amostra dos registos produzidos.


Carnaval

Esta semana fizemos máscaras de Carnaval e divertimos-nos a brincar mascarados.

Actividade de promoção da leitura e escrita

As crianças foram divididas em 3 grupos e foi proposto que pensassem em palavras que terminassem em "ão".
Revelou-se uma actividade difícil para as crianças pois é usual fazerem jogos de palavras que comecem por uma determinada letra mas poucas vezes tem sido levadas a pensar sobre a terminação das palavras.
Seguidamente foi proposto a cada grupo que inventasse uma  pequena história usando as palavras que descobriram, o que tornou mais difícil a invenção pois teriam que tentar ligar as palavras de forma a ter algum significado na história. À medida que as crianças iam usando determinadas palavras, o adulto relembrava quais as palavras que ainda faltavam usar na história.

Grupo1
João, cão, balão, botão, papelão, cartão.

história:
O João foi comprar um balão. Ele foi ao papelão deitar cartão. A seguir o cão encontrou um botão. O cão era do João e rebentou o balão.

Grupo 2
Leão, tão, fogão, pão, roupão, botão, motão, cartão

Era uma vez um leão que fez uma casa de cartão. Ele comeu o pão e foi comprar um botão. Foi comprar um roupão e aqueceu a mão no fogão. Andou de motão.

Grupo 3 
Mauzão, mão, aranhão, peão, arranhão, tubarão, varão, camarão, melão, leão, pão, palavrão

Era uma vez um leão que encontrou um tubarão e deu com a mão e fez um arranhão. O tubarão disse um palavrão e encontrou um mauzão que comeu o pão que era do camarão. O aranhão foi para cima do tubarão e deitaram ao chão o melão. Viram dois meninos com o peão a jogar e viram que veio um ladrão e partiu o varão.

Reciclagem- Separação do lixo II

Esta semana continuamos com a sensibilização das crianças para a importância de ter bons hábitos e comportamentos que ajudem na protecção do meio ambiente. É um trabalho feito com as crianças mas espera-se também que estas levem as suas aprendizagens para casa e sensibilizem as famílias para a importância de cuidar de um planeta que tem sido mal tratado em termos ambientais e onde cada um pode dar o seu contributo para ajudar, mesmo em pequenos gestos.

Foi feita uma sondagem entre as crianças para saber quem fazia a separação do lixo em casa. Os resultados foram registados num gráfico e as crianças visualizaram facilmente que a grande maioria das famílias não faz separação do lixo, colocando tudo no lixo normal.


Reciclagem - Separação do lixo

Esta semana falamos sobre os ecopontos e a importância de separar o lixo. O tema surgiu após verificar que muitas crianças ainda tinham dúvidas em relação aos ecopontos da sala e qual o lixo que lá deveriam colocar. 
Na sala, todo o papel inutilizado e o papel de lavar as mãos são colocados no ecoponto, tal como as embalagens.
Sempre que está bom tempo, as crianças vão com um adulto despejar os ecopontos da sala nos ecopontos da rua. Quando está mau tempo, essa tarefa fica a cargo dos adultos.

Trabalhando em grupos, as crianças identificaram quais os ecopontos que conheciam e suas cores. Depois de os desenharem e pintarem, tarefa que foi dividida pelas crianças de cada grupo, as crianças pesquisaram em revistas produtos que poderiam ser colocados nos vários ecopontos. Existiram muitas dúvidas em relação a algumas embalagens sobre se iriam para o papelão ou o embalão.


As crianças questionaram porque é que não tínhamos o ecoponto do vidro e o das pilhas na sala. Uma criança disse que tinha um pilhão pequenino em casa "que deram no Continente" e que podia trazer para a escola para "os meninos trazerem as pilhas velhas de casa", ideia essa que foi aceite prontamente. No dia seguinte lá veio o pequeno pilhão e vinha carregadinho de pilhas de vários tamanhos. 
Aqui fica o apelo, não deitem as pilhas gastas ao lixo, tragam para o nosso pilhão.
O trabalho sobre a reciclagem está apenas no início, vão continuar o trabalho para a semana.