Móbile de Primavera

Construímos dois mobiles alusivos à Primavera e muito floridos. Usamos copos de iogurte e caixas de ovos que as crianças trouxeram de casa. 

Adivinhem o que é?

Esta semana estivemos a fazer um trabalho "mistério". 
Deixamos aqui algumas pistas para que tentem adivinhar o que é. 
E não vale perguntar às crianças porque elas vão dizer que "é segredo"!! 
Na proxima semana vamos revelar de que se trata.



Registo da visita à BRAVAL

As crianças fizeram o registo da visita de estudo, desenhando o que de mais significativo viram e aprenderam. Aqui estão alguns exemplos.


Visita à BRAVAL- Estação de triagem de ecopontos

Esta semana fizemos uma visita de estudo à BRAVAL - Estação de triagem dos ecopontos situada em Braga. 
Esta visita teve como objectivo complementar e enriquecer o trabalho que tem sido feito com as crianças sobre a protecção do meio ambiente e a separação do lixo através dos ecopontos. Sempre que o assunto era abordado na sala, surgia a questão "Para onde vai o lixo dos ecopontos? O que fazem àquele lixo todo?"
Era importante que as crianças conhecessem o percurso que o lixo faz desde que sai dos ecopontos da sala e é depositado nos ecopontos da rua até ao sítio onde é levado pelos camiões. 
A visita foi acompanhada por uma técnica da BRAVAL que explicou às crianças o processo de triagem desde a entrada dos camiões até à separação do lixo. Visitamos também o aterro do lixo normal. 
A técnica Isabel Cunha fez um jogo com as crianças em que lhes colocava questões sobre os ecopontos e deu às crianças vários tipos de material para que colocassem no ecoponto correcto. Explicou também às crianças para onde devem ir os electrodomésticos usados, as lâmpadas, pilhas, pneus e óleos alimentares. Foi uma visita muito interessante e todos aprendemos muito!!



Espectáculo "Voar em Guimarães"

Esta semana o Centro Social fez um espectáculo inserido na iniciativa "Meninos hoje há espectáculo" promovida pela Câmara Municipal de Guimarães onde participam várias IPSS´s da cidade. 
O nosso espectáculo foi baseado no livro "Voar em Guimarães" que fala da história de D.Afonso Henriques e o nascimento de Portugal. 
A história foi adaptada para ser representada pelas crianças da nossa sala e ATL 2º ciclo. As várias salas do Jardim, prolongamento e ATL 1º e 2º ciclo inseriram-se entre a representação com actuações diversas. 
A nossa sala também fez uma dança ao som da música "Mundo de cartão" de André Sardet. Assim sendo, na nossa sala algumas crianças participaram no teatro e as restantes na dança. Todos estiveram muito bem!!



Páscoa

A Páscoa é uma época festiva que está bem presente na comunidade local e na vida familiar das crianças da sala.
Fizemos trabalhos relacionados com as tradições e costumes associados à Páscoa como a oferta de uma flor para a Madrinha e o típico cesto dos ovos da Páscoa. Estes trabalhos foram feitos com materiais de desperdício e restos de material das salas.
Durante esta semana também comemos amêndoas que as crianças quiseram trazer para oferecer aos amigos, foi um gesto muito simpático!!
 Como já é costume nesta altura, tivemos pão-de-ló num lanche.