Mtemática: fazer adições

As crianças tem demonstrado muito interesse por "fazer contas" e pedem constantemente ao adulto que lhes faça "uma conta" para eles descobrirem o resultado. Isto acontece não só na sala mas também quando saímos para outro sitio e vêm números pelo caminho e logo as suas conversas iniciam com "olha, quanto é ... mais...?" e fazem disto um jogo.
Normalmente pegamos em dois números para fazer uma adição mas esta semana quis experimentar algo diferente. 
Peguei em cartões com imagens de frutos que são de um jogo da sala. Cada cartão tem diferente número de frutos. Depois usei os dados de outro jogo e juntei um grupo de crianças. Em vez de fazerem a soma dos frutos dos cartões, a ideia era descobrirem dois ou mais cartões que todos somados fizessem o total do resultado que saiu do lançamento dos dados. Primeiro foi usado apenas um dado e só mais tarde usamos o outro.
Por exemplo, se nos dados saiu 10, então as crianças deveriam encontrar cartões cuja soma fosse 10, explorando as várias possibilidades de encontrar esse resultado usando cartões com diferentes números de frutos.
Este é um processo complicado em termos de raciocínio pois as crianças estão habituadas a pensar de uma determinada forma e desta vez tiveram que pensar da forma inversa, partir do resultado para encontrar as partes que dão origem a essa soma. 
As crianças surpreenderam-me mesmo muito pela positiva e é uma actividade a repetir.




Construções com palitos e plasticina

Esta semana fizemos uma actividade com o objectivo de compreender a noção de peso e equilíbrio dos objectos. É importante trabalhar estes conceitos de uma forma lúdica pois deste modo os conceitos são melhor compreendidos pelas crianças. Um exemplo disso é dar materiais diferentes do habitual e deixar as crianças explora-los ao mesmo tempo em que aprendem coisas novas.
As crianças modelaram pequenas bolinhas de plasticina. Depois foi-lhes dado palitos para que construíssem "esculturas". À medida que iam espetando os palitos na plasticina, o adulto e as crianças conversavam sobre como poderiam equilibrar os palitos de forma a que a escultura não caísse para um dos lados. 
As crianças perceberam que as esculturas deveriam ter tanto peso de uma lado como dos outros e que ao colocar uma bola de plasticina de um lado estávamos a acrescentar mais peso e para o palito não cai era preciso pôr uma bola do mesmo peso na outra ponta do palito.
As crianças adoraram fazer estas esculturas, esforçando-se por conseguirem criar uma mais alta que todas as outras ou com mais palitos e que se mantivessem em pé.



Construções a 3 dimensões

As crianças fizeram construções a 3 dimensões utilizando materiais de desperdício. Esta semana apenas fizeram esta actividade dois grupos, para a próxima semana irão fazer os restantes.
 Cada grupo teria que fazer uma construção, trabalhando em equipa no objecto do grupo, em vez de cada um construir individualmente.
Cada crianças deu a sua ideia sobre o que poderiam construir. Para que chegassem a um consenso, foi perguntado às crianças  qual a ideia que mais lhes agradava para além da sua. A ideia que reuniu mais votos foi a seleccionada. Um grupo fez um boneco e outro grupo fez uma flor.É uma actividade que as crianças gostam muito de fazer e aqui puderam partilhar ideias e aceitar as ideias dos colegas sobre como fazer determinada parte do objecto e ajudando a concretizar os planos do grupo. O trabalho em equipa esteve sempre presente.





Expressão plástica - Pintura simétrica

As crianças pintaram a seu gosto numa folha dobrada a meio, usando apenas um dos lados. Depois a metade da folha em branco foi dobrada de modo a ficar por cima da parte pintada e o desenho passou para essa metade da folha, fazendo uma pintura simétrica.


Roupas de lixo...

Esta semana fizemos um desfile em conjunto com as outras salas de Jardim de Infância. Cada sala construiu dois fatos utilizando materiais de desperdício. 
Na nossa sala foi pedido às crianças que trouxessem embalagens de casa e que posteriormente aproveitamos para os nossos fatos. Fizemos um fato para rapariga e outro para rapaz. 
Como tínhamos apenas dois fatos, foi necessário fazermos um sorteio para saber quem iria desfilar com as ditas roupas feitas com lixo. 
As restantes crianças da sala puderam vestir-se com roupas da área da casa e outras roupas de adultos usadas no Carnaval. Desta forma todos puderam desfilar. Foi uma tarde diferente e as crianças divertiram-se muito, especialmente as meninas que adoraram a maquilhagem e os penteados para o desfile.
 

Actividade de matemática - Jogo de classificação

Foi dada às crianças uma tabela de dupla entrada. No cabeçalho horizontal tem números, cada um de cor diferente, e na vertical tem letras manuscritas. 
Em vez das letras manuscritas, esta coluna poderia ter outros elementos como formas geométricas. No entanto, foram escolhidas as letras para aumentar o grau de dificuldade já que as crianças tem mais dificuldade em fazer letras manuscritas e escreve-las é um interesse recente na sala. 
Aumentando o grau de dificuldade também aumenta a exigência de concentração para que não haja engano no cruzamento de dados entre as colunas da tabela.
Pretende-se que as crianças façam corresponder os dados das colunas vertical com horizontal, fazendo para tal uma classificação por forma (letra), cor e número.
Pede-se às crianças que usem uma tabela de dupla entrada, que classifiquem e que melhorem a destreza manual na escrita de letras manuscritas

Descobrir rimas

Esta semana fizemos uma actividade de promoção do conhecimento fonológico das palavras através das rimas. 
Esta consciência linguística, onde se insere a consciência fonológica, é muito importante no processo de aquisição da leitura e escrita dado que promove a capacidade de reflectir sobre a construção das palavras, de perceber que as palavras são feitas de sons que podem ser divididos e manipulados.

As crianças foram convidadas a encontrar palavras que rimassem com os nomes dos colegas. Depois as crianças tinham que fazer frases com as rimas encontradas, tendo em conta a construção gramaticalmente correcta.
Existiram nomes em que as crianças não conseguiram encontrar palavras que rimassem. 

A Margarida bebeu uma bebida.
A Margarida é amiga
O David vai à loja do cabide.
A Carolina Vai à China.
O Hugo comprou um sumo.
O Hugo é peludo.
O Roberto vai ao deserto.
O Carlos tem Galos.
O Pedro acorda de manhã cedo.
O Pedro dá um penedo.
O Luís tem uma espinha no nariz.
A Iara tem uma coisa cara.
A Iara desenha com o lápis na cara.
O Renato viu um rato.
A Francisca foi guiar o Faísca.
A Francisca encontrou uma risca.
O João tem uma mão.
O João comprou um pão.
O Rodrigo foi comprar um figo.
O Tiago vai ao lago.
A Inês gosta de ir ao chinês.
A Karina gosta de ir à piscina.
A Karina encontrou uma menina.
O André gosta de puré.
O André chora como um bebé.

Encontrar rimas é uma actividade que iremos fazer mais vezes pois constatou-se que as crianças têm dificuldade em pensar sobre o som final das palavras e também de construir frases a partir de duas palavras dadas e com localização pré-definida.

Dia da Mãe II

Conseguiram resolver o nosso pequeno mistério das fotos do nosso puzzle mistério? 
Agora que as mães já abriram o seu presente e descobriram que as fotos do puzzle fazem parte da prenda feita pelos filhos, já podemos divulgar as imagens completas. 
Esperamos que as mães tenham gostado do seu saquinho. As crianças gostaram muito de o fazer e mais ainda de guardar segredo sobre o mesmo.


Dia da Mãe

Para celebrarmos o Dia da Mãe falamos sobre o que as crianças pensam sobre as funções e características das mães, tal como tínhamos feito para o Dia do Pai. Os comentários das crianças foram registados e afixados à porta da sala. 
Mais uma vez foi muito interessante conhecer o ponto de vista dos mais pequenos e as imagens que os adultos lhes transmitem.