Tenho medo de...

 Os medos das crianças...

"Ao longo do desenvolvimento da espécie humana, o medo desempenhou sempre uma função muito específica: proteger o indivíduo de eventuais perigos. Se não tivéssemos medo, teríamos sido a delicia de predadores mais fortes e seríamos hoje uma espécie em vias de extinção ou mesmo extinta.
De acordo com as etapas de desenvolvimento, existem diferentes medos. Dos dois anos e meio aos seis, os medos mais comuns são o medo do escuro, dos animais em geral, de ficar só, de seres imaginários, de fantasmas e monstros. O medo dos animais aumenta dos dois para os quatro anos, ao passo que o medo do escuro e de criaturas imaginárias aumenta dos quatro para os seis anos. 
A melhor forma de os pais ajudarem os filhos a lidar eficazmente com o medo é incentivá-los a confrontarem-se com as situações que o desencadeiam. A promoção da autonomia e o ensino da resolução de problemas, que passa pelo confronto com situações ameaçadoras, são também estratégias importantes e decisivas para que os medos não assumam dimensões patológicas."
  in Educare.pt (Adriana Campos, Psicóloga)

As crianças da sala gostam de assustar os colegas e a palavra "medo" é usada várias vezes durante o dia. Quis aprofundar este tema e as crianças foram questionadas sobre os seus medos.  

Tenho medo de... 
"... de sonhar coisas más, de dinossauros, de leões" - Luís 
"... de abelhas que picam, de tigres" - David
"... de quando sonho com coisas más, vejo a novela e aparece o lobisomem. tenho medo de estar numa casa a arder e de ladrões" - João P.
"... de abelhas, dos lagartos venenosos, tenho medo de ficar perdido, que os ladrões me levem para um sítio estranho. tenho medo que uma casa por cima da minha casa caia em cima da nossa casa." - Roberto
"... de lobos, que alguém me mate e me roube. tenho medo do escuro e de ficar sozinha" - Iara
"... de lobisomens, dos policias que aparecem nas festas e dão tiros e que os ladrões atirem-me para um lago" - Hugo
"... dos lobos, de ficar sozinha na rua, de me perder porque às vezes a mãe vai-se embora da loja e eu fico lá à procura dela" - Clara
"... de ficar sozinho em casa com a minha imã, da música alta, dos balões a rebentar. tenho medo que o pai e a mãe morram. Assusto-me quando a minha imã dá-me um susto" - Rodrigo
"... de fantasmas e de sombras" - Pedro S.
"... que tu (Alexandra) morras . Tenho medo de cobras, dos cães de caça e de ir para cima de uma ponte alta" - Álvaro
"... que alguém me roube, de dormir sozinho e de perder-me" - Pedro M.
"... de alguns animais, das ondas do mar, de ir a alguns sítios sozinho, de andar de avião e olhar cá para baixo e de ficar no meio do lume" - Tiago M.
"... das sombras, que a luz falhe, que a mãe e o pai saiam de casa e deixem-me sozinha" - Débora
"... de ficar sozinho, perdido na rua" - André
"... de ficar sozinha em casa, da sombra do candeeiro e de ter um sonho mau" - Margarida A.
"... dos maus" - Pedro L.
"... das aranhas. que os meus pais morram" - Carolina
"... do fogo, tenho medo que um hotel caia abaixo e arda tudo e que a minha cadela morra" - Tiago A.
"... que a minha mãe morra, que um mau vá buscar-me e cortar-me e de fantasmas e de cobras" - Karina
"... dos sonhos maus, de cair nos buracos, dos cães que são maus, de cair no monte, de aranhas grandes e tubarões" - Inês
"... de cair do buraco, de grutas, de fantasmas, de castelos assombrados e de minhocas" - Francisca
"... de cair do telhado, que a mãe e o pai morram" - Carlos 
"... de dormir sozinha, de estar sozinha em casa. Às vezes tenho medo do escuro" - Margarida F.


0 Responses