Actividades de promoção da leitura e escrita

Temos feito algumas actividades que trabalhem competências importantes para a aquisição da leitura e da escrita. Na minha prática diária defendo que a leitura e a escrita devem surgir através da organização do espaço, do adulto que promove competências de leitura e escrita e da existência de actividades específicas.  Não se pretende que as actividades sigam um programa rígido para antecipar a entrada no 1º ciclo ou que as crianças sejam forçadas a decorar. 

É importante que as crianças compreendam para que serve a escrita mesmo sem escrever ou ler formalmente.
 A melhor forma de interessar as crianças pela leitura e a escrita é pôr em contacto com material escrito, organizando a sala para esse efeito. 

As actividades feitas com as crianças no domínio da leitura e da escrita têm subjacentes estratégias para que, de uma forma lúdica, as crianças adquiram bases de compreensão e manipulação da leitura e escrita que lhes serão úteis no 1º ciclo.




Esta semana foram aleatoriamente retiradas letras de um frasco. Foi proposto que identificassem as letras e pensassem em palavras que começam por essa letra.

Aqui estão as palavras que as crianças descobriram:

S de sapato, sino, serpente, sapo, sic, saxofone, semana, sábado, sofá, sapatilha.
D de dado, dedo, dinossauro, dentes, disco.
E de elefante, erva, escuro, égua, estrela, ela.
M de melão, mochila, martelo, melancia, macaco, maracujá, mesa, maneira, madeira, macieira, metro, massa, mãe, marmelada, magia.
B de bola, biblioteca, batata, banana, bactéria.
O de oceano, óleo, ovo, obra, óculos, olho.
A de águia, água, armário, ave, avião, andorinha, ás, ananás, abecedário, anel, águia, África, arara, árvore, área, ar.

3 Responses
  1. Anónimo Says:

    Mae Rodrigo!
    gostava de saber si eles ya fizeram alguma visita a alguma biblioteca ou se ainda é cedo?
    obrigada


  2. Alexandra Says:

    Olá, no passado ano lectivo tinhamos agendado uma visita à biblioteca mas não foi possível ir, espero que este ano consigamos. Além da ida à biblioteca também pretendemos que as crianças assistam a um teatro de fantoches.
    Em idade pré-escolar não existe uma idade adequada para se começarem a fazer visitas a bibliotecas, quanto mais cedo melhor, desde que a visita seja explorada de acordo com a faixa etária.
    O contacto com livros, onde se incluí visitas a bibliotecas infantis, é muito importante para despertar as crianças para o gosto pela leitura e mais tarde para o despoletar da leitura e escrita.
    Ler para as crianças e com as crianças é muito importante.
    Alexandra


  3. Anónimo Says:

    MAE DO RODRIGO
    MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA!