Actividade de Matemática: Jogo de Classificação
Foram colocadas na mesa várias tampas de diferentes cores e tamanhos. Foi pedido às crianças que imaginassem que tínhamos também em cima da mesa várias caixas ou gavetas e que deviam arrumar as tampas nessas gavetas como fazem com os brinquedos que existem na área das construções. As crianças poderiam "arrumar" as tampas como quisessem.
As tampas foram variando entre os grupos de crianças e como tal estas não correspondem às que aparecerão em todas as fotos apresentadas.
"Conceito de Classificação: implica agrupar os objectos pelas suas semelhanças ou pelos seus critérios comuns, como por exemplo, juntar as peças de um jogo pelas cores ou os animais pelo local onde vivem. Este conceito é fundamental para a estruturação do pensamento e permite à criança organizar a realidade, agrupando os objectos, os animais, as plantas… de acordo com determinada característica, estimulando também o desenvolvimento do pensamento abstracto."
Registei o número de tampas de cada grupo e depois de vermos quais eram os grupos com maior e menor número de tampas, agrupamos os grupos com o mesmo número de tampas. Neste registo as crianças concluíram que existiam mais grupos com 4 peças e existia um grupo "que ficou sozinho porque não há mais de 3 tampas".
Depois dividiram as tampas por grupos de "as pequenas, as médias e as grandes".
As crianças não tinham mais ideias sobre como "arrumar" as tampas e então sugeri que as "arrumassem" por altura ou por largura e assim fizeram.
É gratificante ver que as crianças aplicam estes conceitos nas suas brincadeiras tal como vi já depois de algum tempo após a actividade. As crianças que estavam na pista chamaram-me para eu ver que tinham, segundo eles, "arrumado bem" os carros. Na prateleira de cima colocaram os carros grandes. Os restantes foram colocados nas caixas mas divididos por carros pequenos, carros médios e carros grandes, cada grupo na sua caixa.
O grupo de 4 crianças que estavam na área das construções construiu com os legos um jardim com flores. As flores foram colocadas por ordem, desde as mais pequenas até à maior. Neste caso não se trata de classificação mas sim de seriação, ordenado os objectos segundo uma característica.