Actividade de promoção da leitura e escrita

As crianças foram divididas em 3 grupos e foi proposto que pensassem em palavras que terminassem em "ão".
Revelou-se uma actividade difícil para as crianças pois é usual fazerem jogos de palavras que comecem por uma determinada letra mas poucas vezes tem sido levadas a pensar sobre a terminação das palavras.
Seguidamente foi proposto a cada grupo que inventasse uma  pequena história usando as palavras que descobriram, o que tornou mais difícil a invenção pois teriam que tentar ligar as palavras de forma a ter algum significado na história. À medida que as crianças iam usando determinadas palavras, o adulto relembrava quais as palavras que ainda faltavam usar na história.

Grupo1
João, cão, balão, botão, papelão, cartão.

história:
O João foi comprar um balão. Ele foi ao papelão deitar cartão. A seguir o cão encontrou um botão. O cão era do João e rebentou o balão.

Grupo 2
Leão, tão, fogão, pão, roupão, botão, motão, cartão

Era uma vez um leão que fez uma casa de cartão. Ele comeu o pão e foi comprar um botão. Foi comprar um roupão e aqueceu a mão no fogão. Andou de motão.

Grupo 3 
Mauzão, mão, aranhão, peão, arranhão, tubarão, varão, camarão, melão, leão, pão, palavrão

Era uma vez um leão que encontrou um tubarão e deu com a mão e fez um arranhão. O tubarão disse um palavrão e encontrou um mauzão que comeu o pão que era do camarão. O aranhão foi para cima do tubarão e deitaram ao chão o melão. Viram dois meninos com o peão a jogar e viram que veio um ladrão e partiu o varão.
0 Responses