Reciclagem - Separação do lixo

Esta semana falamos sobre os ecopontos e a importância de separar o lixo. O tema surgiu após verificar que muitas crianças ainda tinham dúvidas em relação aos ecopontos da sala e qual o lixo que lá deveriam colocar. 
Na sala, todo o papel inutilizado e o papel de lavar as mãos são colocados no ecoponto, tal como as embalagens.
Sempre que está bom tempo, as crianças vão com um adulto despejar os ecopontos da sala nos ecopontos da rua. Quando está mau tempo, essa tarefa fica a cargo dos adultos.

Trabalhando em grupos, as crianças identificaram quais os ecopontos que conheciam e suas cores. Depois de os desenharem e pintarem, tarefa que foi dividida pelas crianças de cada grupo, as crianças pesquisaram em revistas produtos que poderiam ser colocados nos vários ecopontos. Existiram muitas dúvidas em relação a algumas embalagens sobre se iriam para o papelão ou o embalão.


As crianças questionaram porque é que não tínhamos o ecoponto do vidro e o das pilhas na sala. Uma criança disse que tinha um pilhão pequenino em casa "que deram no Continente" e que podia trazer para a escola para "os meninos trazerem as pilhas velhas de casa", ideia essa que foi aceite prontamente. No dia seguinte lá veio o pequeno pilhão e vinha carregadinho de pilhas de vários tamanhos. 
Aqui fica o apelo, não deitem as pilhas gastas ao lixo, tragam para o nosso pilhão.
O trabalho sobre a reciclagem está apenas no início, vão continuar o trabalho para a semana.


1 Response
  1. Anónimo Says:

    Mae do Rodrigo

    Nós aqui em casa ja fazemos a separaçao do lixo a algum tempo,hoje por acaso dei com o Rodrigo a ensinar a irmã a fazer a separaçao do lixo explicando-lhe em que lixo deveria deitar o pacotinho so sumo que tinha bebido.
    Cá em casa, a algum tempo atrás, ficamos admirados por lermos nás embalagens do leite (e de outos liquidos que utilizam o mesmo tipo de embalagem) que sao para colocar no lixo das embalagens e nao no lixo do papel/cartao...esta-se sempre a aprender!!!!