Actividade de ciências
Esta semana estivemos a fazer uma pequena experiência com água.
As crianças desta idade ainda não consolidaram a noção de conservação dos materiais.
Segundo a teoria de Piaget, "dois recipientes iguais são reconhecidos pela criança como tendo o mesmo volume de água. Mas se deitar o líquido de um dos recipientes num recipiente mais alto e estreito, a criança dirá que este último recipiente tem mais água pois o nível da água é mais alto. Assim, a criança ainda não entendeu que a água não mudou de volume quando transferida". (fonte: site de psicologia)
Utilizamos vários recipientes com a mesma quantidade de água (este facto foi inicialmente ocultado às crianças). Usamos um funil e copo medidor para medir a água de cada um dos recipientes. Ao serem questionados sobre qual o recipiente que tinha mais água e o que tinha menos, as crianças apontaram para o que tinha o volume de água mais alto e o que tinha o volume da água mais baixo. Foram até capazes de os colocar por ordem, desde o que consideravam que tinha menos água até ao que tinha mais água.
Ao questionar porque é que achavam que aquele era o recipiente com mais água surgiram respostas como "está mais cheio", "encheste a garrafa toda" ou "tem muita água".
Esta foi a ordem em que foram colocados os recipientes. Foi notório que as crianças fizeram seriação por altura da quantidade de água.
Medimos a água de todos os recipientes, começando pelo que consideravam ter menos água. As crianças ficaram muito admiradas de cada vez que a água atingia a mesma medida. No final quando lhes perguntei o que tínhamos descoberto com esta experiência disseram "afinal tem todas a mesma água", "são iguais, tem o mesmo número".
Foi-lhes dada uma explicação muito simples sobre o facto de que uma determinada quantidade de água não muda de volume quando é colocada num recipiente diferente.
Nesta actividade as crianças também puderam ter um pequeno contacto com medições, neste caso de líquidos.
Foi-lhes dada uma explicação muito simples sobre o facto de que uma determinada quantidade de água não muda de volume quando é colocada num recipiente diferente.
Nesta actividade as crianças também puderam ter um pequeno contacto com medições, neste caso de líquidos.
Olá eu sou o Roberto, eu e a minha mãe estamos a ver as novidades do meu blog e eu estou a contar-lhe as actividades novas que fizemos e ela ficou muito admirada por eu já saber explicar-lhe o que é que aconteceu nesta experiência ela disse que n´s fazemos actividades muito interessantes e por isso estamos de parabéns.
Bjs