O corpo humano

No ano passado fizemos algumas actividades sobre o corpo humano com o objectivo de aprofundar conhecimentos sobre o que existe dentro do corpo e como funcionam alguns órgãos. Esta semana fizemos uma actividade para verificar, após um extenso período de tempo, quais os conhecimentos que foram assimilados e retidos pelas crianças.  As aprendizagens significativas são aquelas que são entendidas e assimiladas e não as que são memorizadas por um período de tempo curto.
A mente das crianças destas idades funciona como uma esponja que absorve os conhecimentos rapidamente e interessam-se por saber mais, mesmo que se trate de saberes que poderemos considerar elaborados ou não adequados para esta faixa etária. Tudo depende da forma como estes conhecimentos são apresentados.

Começamos por observar um livro sobre o corpo humano. Depois foi pedido às crianças que registassem através de desenho quais os órgãos que conhecem e no final foi questionado para que servem esses órgãos.
Aqui estão alguns exemplos dos trabalhos das crianças...






4 Responses
  1. pais do Luís Filipe Says:

    O Luís está sempre ansioso para ver a “internet” (blogue) da sala dos meninos, mas na última vez ficou um pouco triste porque não viu o desenho dele exposto naquele espaço. Explique-lhe que todos os desenhos eram muito bonitos mas não havia espaço para todos, e relembrei-lhe de que nos desenhos com as figuras geométricas o desenho dele estava lá exposto.


  2. Anónimo Says:

    Está aqui um trabalho FANTÁSTICO!
    Parabéns "Traquinas"! E claro, parabéns a ti, Alexandra! Podes ter muito orgulho no teu grupo, eles são umas "Anedotas", mas quando se consegue este resultado, a motivação é ainda mais forte e o desafio maior. Por isso, aguardo a próxima actividade que, sem dúvida, será também "FORA DE SÉRIE".
    Um grande abraço...
    Virginia


  3. Anónimo Says:

    Adoro este blog.

    É o espelho de uma educadora fantastica, que sabe motivar os nossos meninos com o seu brilhantismo, dedicação e amor.

    Pedro Campos


  4. Anónimo Says:

    olá amiguinhos do nosso blog . com todo este trabalho feito só poderia dár uma exelente equipa, tão motivada e desciplinada por uma educadora atenta e muito criativa. parabéns.
    feliz ano novo
    diogo luis