Construções com palitos e plasticina

Esta semana fizemos uma actividade com o objectivo de compreender a noção de peso e equilíbrio dos objectos. É importante trabalhar estes conceitos de uma forma lúdica pois deste modo os conceitos são melhor compreendidos pelas crianças. Um exemplo disso é dar materiais diferentes do habitual e deixar as crianças explora-los ao mesmo tempo em que aprendem coisas novas.
As crianças modelaram pequenas bolinhas de plasticina. Depois foi-lhes dado palitos para que construíssem "esculturas". À medida que iam espetando os palitos na plasticina, o adulto e as crianças conversavam sobre como poderiam equilibrar os palitos de forma a que a escultura não caísse para um dos lados. 
As crianças perceberam que as esculturas deveriam ter tanto peso de uma lado como dos outros e que ao colocar uma bola de plasticina de um lado estávamos a acrescentar mais peso e para o palito não cai era preciso pôr uma bola do mesmo peso na outra ponta do palito.
As crianças adoraram fazer estas esculturas, esforçando-se por conseguirem criar uma mais alta que todas as outras ou com mais palitos e que se mantivessem em pé.



0 Responses