Mtemática: fazer adições

As crianças tem demonstrado muito interesse por "fazer contas" e pedem constantemente ao adulto que lhes faça "uma conta" para eles descobrirem o resultado. Isto acontece não só na sala mas também quando saímos para outro sitio e vêm números pelo caminho e logo as suas conversas iniciam com "olha, quanto é ... mais...?" e fazem disto um jogo.
Normalmente pegamos em dois números para fazer uma adição mas esta semana quis experimentar algo diferente. 
Peguei em cartões com imagens de frutos que são de um jogo da sala. Cada cartão tem diferente número de frutos. Depois usei os dados de outro jogo e juntei um grupo de crianças. Em vez de fazerem a soma dos frutos dos cartões, a ideia era descobrirem dois ou mais cartões que todos somados fizessem o total do resultado que saiu do lançamento dos dados. Primeiro foi usado apenas um dado e só mais tarde usamos o outro.
Por exemplo, se nos dados saiu 10, então as crianças deveriam encontrar cartões cuja soma fosse 10, explorando as várias possibilidades de encontrar esse resultado usando cartões com diferentes números de frutos.
Este é um processo complicado em termos de raciocínio pois as crianças estão habituadas a pensar de uma determinada forma e desta vez tiveram que pensar da forma inversa, partir do resultado para encontrar as partes que dão origem a essa soma. 
As crianças surpreenderam-me mesmo muito pela positiva e é uma actividade a repetir.




0 Responses