Descobrir rimas

Esta semana fizemos uma actividade de promoção do conhecimento fonológico das palavras através das rimas. 
Esta consciência linguística, onde se insere a consciência fonológica, é muito importante no processo de aquisição da leitura e escrita dado que promove a capacidade de reflectir sobre a construção das palavras, de perceber que as palavras são feitas de sons que podem ser divididos e manipulados.

As crianças foram convidadas a encontrar palavras que rimassem com os nomes dos colegas. Depois as crianças tinham que fazer frases com as rimas encontradas, tendo em conta a construção gramaticalmente correcta.
Existiram nomes em que as crianças não conseguiram encontrar palavras que rimassem. 

A Margarida bebeu uma bebida.
A Margarida é amiga
O David vai à loja do cabide.
A Carolina Vai à China.
O Hugo comprou um sumo.
O Hugo é peludo.
O Roberto vai ao deserto.
O Carlos tem Galos.
O Pedro acorda de manhã cedo.
O Pedro dá um penedo.
O Luís tem uma espinha no nariz.
A Iara tem uma coisa cara.
A Iara desenha com o lápis na cara.
O Renato viu um rato.
A Francisca foi guiar o Faísca.
A Francisca encontrou uma risca.
O João tem uma mão.
O João comprou um pão.
O Rodrigo foi comprar um figo.
O Tiago vai ao lago.
A Inês gosta de ir ao chinês.
A Karina gosta de ir à piscina.
A Karina encontrou uma menina.
O André gosta de puré.
O André chora como um bebé.

Encontrar rimas é uma actividade que iremos fazer mais vezes pois constatou-se que as crianças têm dificuldade em pensar sobre o som final das palavras e também de construir frases a partir de duas palavras dadas e com localização pré-definida.
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