Experiências sensoriais

Este ano voltamos a fazer duas actividades que fizemos no ano passado porque as crianças falaram sobre elas numa conversa em grande grupo, demonstrando o quanto tinham gostado. Assim sendo, vale a pena recorda-las e experimentar de novo. São actividades que agradam a crianças de muitas idades e também aos adultos.

Pretende-se estimular e aperfeiçoar cada vez mais todos os cinco sentidos do corpo e neste caso específico o objectivo é que as crianças explorem os materiais através do tacto.


Massa Mágica

Esta massa é feita com farinha maizena e o nome "Mágica" deve-se ao facto de aparentar estar líquida mas ao empurrar com os dedos dentro do prato torna-se mais sólida. O mesmo acontece ao agarrar a massa entre os dedos pois sentimos agarrar um pedaço de massa sólida mas assim que abrimos a mão, torna-se liquida e escorre. Retiradas as mãos do prato, a massa solidifica nas mãos, formando uma crosta.
É uma actividade muito relaxante para as crianças que não querem tirar as mãos da massa.

 


Adivinha o que tem dentro?  É duro ou mole?

Enchemos balões com diferentes materiais que tinhamos na sala e com a ajuda de um fúnil.  Não é fácil encher os balões, é preciso deitar pouca quantidade de cada vez. As crianças gostam de amassar os balões e tentam descobrir qual o material que tem dentro e qual é o mais duro ou mole. Os balões preferidos são os que tem farinha e os que tem água, pena que estes rebentem tão facilmente. Os balões estão na área da biblioteca e as crianças gostam muito de os manusear.

 


1 Response
  1. Anónimo Says:

    GOSTAMOS MUITO DE VER O DESEMPENHO QUE ELES DEMONSTRAM A FAZER ESSAS ACTIVIDADES. PAIS DO ALVARO RICARDO