Setembro

A nossa horta

Na Primavera construímos uma pequena horta junto ao parque infantil. Semeamos tomates cherry, cebolinho e alface. Em Junho começaram a aparecer os tomates e também começou a crescer erva daninha. Após as férias de verão e regressados em Setembro, a nossa horta estava irreconhecível, cheia de ervas. Apesar disto os poucos tomates conseguiram aguentar-se e amadureceram. Era preciso meter mãos à obra e tratar da horta...





Apetrechados com luvas e sacos para o lixo, começamos a retirar as ervas tendo o cuidado de não arrancar os tomates.



Passado pouco tempo já tínhamos enchido um saco com o lixo da horta.



Já estávamos cansados de puxar e retirar tantas ervas, o trabalho terá continuar no dia seguinte. Na horta já se podiam observar bem os tomates. As crianças questionaram porque eram tão pequenos e expliquei que existem diferentes variedades de tomate e nesta variedade são pequenos. Os tomates eram poucos e não chegavam para todos os provarem. Algumas crianças disseram que tinham tomates nos seus quintais e então sugeri-lhes que trouxessem um tomate de casa para compararmos o tamanho e para todos os poderem provar.



No dia seguinte as crianças trouxeram os tomates. Observamos que existem tomates de diferentes cores, formatos e tamanhos. Depois de lavados e cortados, provamos. A maioria das crianças gostou do sabor e pediu para comer mais. Fizemos novas placas para identificar a horta e as sementes que lá vamos colocar.



De volta à horta, terminamos de arrancar as ervas usando as pás.



Despejamos mais terra na horta que foi trazida de casa por alguns pais.



Estivemos a brincar um pouco com a terra antes de alisarmos e fazermos novas sementeiras.



Finalmente pusemos as sementes de feijão, ervilhas e salsa.



Numa das nossas visitas à horta para regar vimos que as plantas dos feijões e a salsa já começaram a aparecer.

3 Responses
  1. pais do Luis Filipe Says:

    Aproveitamos esta oportunidade para dar os parabéns á educadora, pela excelente ideia que teve em criar este blog. Está muito pratico e bonito. Esperamos que o mesmo seja-nos muito útil.


  2. MARTA BORGES Says:

    Marta Borges
    14 de Outubro de 2009 21:00

    Parabéns para a equipa educativa, e para vocês amiguinhos, este blog está o máximo. Gostei muito dos vossos trabalhinhos,BJ.


  3. Anónimo Says:

    Pais do Roberto

    A ideia de criar o blog foi muito boa porque nos faz sentir mais próximos do nosso filho, para nós sabermos e vermos que o nosso filho durante as horas que não estamos juntos se diverte e apreende coisas tão diversificadas é compensador. Parabéns á Educadora e a todos os meninos da sala dos 5 anos. Esperamos pelas novidades.